Produção Multimídia propõe redesign da marca da União das Associações de Bairros de Rio do Sul

O processo de design pode ser considerado um relacionamento entre o designer e o objeto desenhado. Este processo é formado por 4 estágios fundamentais: análise do problema; geração de alternativas; avaliação das alternativas; realização da solução.

Ao fazer a análise do problema, inicia-se a FASE DE PREPARAÇÃO que é o ponto de partida e motivação para o processo de projeto / design. Logo, a descoberta de problemas que possam ser solucionados através de um novo projeto (design) é a primeira tarefa do designer. A fase de preparação pode ser subdividida em 4 etapas que irão ajudar a alcançar o objetivo: Na etapa 1 é importante definir quais conceitos a sua marca quer comunicar, quais aspectos ela deve respeitar ou qual linha deve seguir. Na etapa 2 a concepção de um painel semântico para definir o público-alvo ajuda a identificar comportamento, desejos, estilos, etc. A etapa 3 um painel semântico com referências visuais pode ajudar na construção da nova identidade e principalmente encontrar conceitos que estejam alinhados com o projeto. Na etapa 4 o Benchmarking de marcas ou identidades já criadas e utilizadas podem inspirar o projeto.

A FASE DE GERAÇÃO é o momento de produção de ideias baseando-se nas análises realizadas. Nesta fase, a mente precisa trabalhar livremente, sem restrições, para gerar a maior quantidade possível de alternativas. Para ajudar na produção dessas alternativas recomenda-se o uso de técnicas de criatividade como Brainstorming, Método 635, PNI ou Outros Pontos de Vista.

A AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS é o próximo passo onde ocorre um processo de seleção e refinamento das ideias. Os esboços e modelos preliminares são comparados entre si, buscando-se a solução mais plausível de acordo com os critérios elaborados previamente.

Por fim, a FASE DE REALIZAÇÃO é o último passo do processo de projeto / design. Nesta fase ocorre a materialização da alternativa escolhida. A solução final converte-se então em um modelo ou protótipo. As propostas de redesign serão desenvolvidas seguindo a metodologia apresentada, dentro das disciplinas de Criatividade e Gerência de Projetos e Computação Gráfica da primeira fase do curso de Produção Multimídia. As propostas serão apresentadas e avaliadas pela diretoria da União de Associações de Bairro de Rio do Sul.

Metodologia Projetual aplicada ao redesign da marca União das Associações de Bairros de Rio do Sul

Seguindo estes passos, os acadêmicos do curso de Produção Multimídia desenvolveram propostas para nova identidade visual da União das Associações de Bairro de Rio do Sul.

Os passos do processo podem ser acessados no álbum de fotos!

Com resultado final, foram apresentadas as seguintes propostas: